[GUIA] Dicas para uma precificação assertiva

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

[GUIA] Dicas para uma precificação assertiva

Marcelo - Florianópolis (casadavila-centro)Marcelo - Florianópolis (casadavila-centro)

 

 

'Seja inovador, faça a diferença entre seus concorrentes;

Não copie, queira ser copiado.'

 

 

Você já teve problemas em definir o preço de seus produtos e serviços? Essa dificuldade é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Mas como driblá-la e encontrar o equilíbrio para ter uma precificação estratégica e assertiva? 

 

Antes de começarmos com as dicas para uma melhor precificação, vamos explicar o que esse termo em específico abrange.  

A precificação gera dois conceitos básicos diferentes: preço e valor.  

O preço é o quanto as pessoas (clientes) pagam no seu produto ou serviço comparando com os seus concorrentes, nivelando pelo mesmo espaço, localização.  

Já o valor é o que as pessoas (clientes) almejam do seu negócio. Ou seja, a importância que os clientes escolhem você ao seu vizinho do lado.

 

Conheça os custos do seu negócio:

É de extrema importância que você saiba quais são seus custos fixos mensais e despesas variáveis. Isso porque elas podem variar de acordo com a época do ano.

 

Conheça o seu diferencial:

Pontue os diferenciais que você tem em relação a concorrência (roupas de cama, toalhas de uma qualidade melhor, um atendimento personalizado...), são inúmeras as possibilidades para você se destacar, e não precisam ser caras, basta ser criativo (aquela flor colhida no jardim, um biscoito feito por você mesmo, com um recadinho dando boas-vindas).

 

Algoritmo:

No início eu usava o preço inteligente, e ficava olhando os concorrentes, nada disso eu utilizo mais, porque o algoritmo calcula a localização o espaço, a quantidade de pessoas, número de cômodos, mas, para os iniciantes acho super válido, porque você precisa ter uma base da sua região, depois conseguimos andar com nossas próprias pernas.

 

Planilhas de custos:

Todas as minhas hospedagens eu faço planilhas, com isso eu consigo saber mês/ano (receita - despesas = lucros). Com esses dados em mãos eu consigo precificar todos os dias do ano, baseando-me no ano anterior, sendo assim meu calendário é aberto 12 meses do ano, sem me preocupar, e com valores corretos para o período.

 

 image3.pngimage2.png

 

 

Começando a precificar:

Para quem está começando um imóvel novo, minha sugestão é administrar os valores um pouco mais baixos para ir sentindo o mercado, ter avaliações do seu espaço, e aos poucos ir trabalhando as ferramentas do aplicativo, que são muitas, mas depois de familiarizados, tudo fica mais fácil.

 

Estratégias na precificação: 

Marquem todas as datas de feriados, feriados prolongados que se juntam com fim de semana, e criem um pacote diferenciado para estas datas ( quantidades de dias com preços diferentes), atrai as pessoas, todo mundo gosta de ganhar alguma coisa, uma vantagem.

 

Sobre movimentar a página, eu faço alteração de preços a todo momento, não tenho uma regra (pode ser 1 real, 10 reais), só para o algoritmo entender que seu anúncio não está adormecido.

 

Sobre oferta especial, quase não utilizo, só realmente quando o hóspede pede um desconto e realmente eu não quero perder a hospedagem.   

 

Outra boa prática, são descontos progressivos, a partir da 3° diária já tem um pequeno desconto e assim sucessivamente 4° - 5° ... dependendo a quantidade de dias que hóspede ficar, já está programado e o sistema faz automático. Mas na alta temporada não ofereço nada, a demanda é muito grande.

 

Uma outra ideia para que você fique sempre nas buscas, é deixar seu imóvel para 1 ou 2 pessoas (depende de cada modelo de negócio), e colocar a opção de hóspede adicional, desta forma você aparecerá para as buscas de 1 – 2 – 3 – 4 pessoas. Mas cuidado em como equilibrar esse valor adicional, tem que ser atrativo para o hóspede.

 

Atenciosamente Marcelo 

 

7 Respostas 7
Marcelo6
Level 10
State of Minas Gerais, Brazil

@Marcelo951 Muito bom o seu artigo iniciei dessa forma também e hoje sei o que é bom e o que não vale a pena. Parabéns e vale para todos esses artigo novos, anfitriões experientes. Esse mecanismo de trocar o valor não praticava vou iniciar. OBRIGAGO

Ajudar só fortalece a comunidade
Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Obrigado @Marcelo6 realmente essa troca de informações é muito útil para todos nós, a gente nunca sabe tudo, é um constante aprendizado.

Interessante demais suas dicas ,como iniciante colocarei em  Prática todas elas .

Obgda

Casa Amarela Pousada/hostel Maricá Rj

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que bom saber que foram úteis para você @Casa920 , o @Marcelo951 é fera como anfitrião 🤩

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Paiva4
Level 4
Porto Alegre, Brazil

Marcelo !

Igor aqui de Porto Alegre!

Estou no inicio da jornada. Agradeço por compartilhar sua expertise com os demais. Sensacional o Artigo! Parabéns!

Regina951
Level 3
Guarulhos, Brazil

@Marcelo951 Excelente artigo de colaboração, obrigada 

Carla1758
Level 2
Salvador, Brazil

Muito interessante @Marcelo951 ! Vou fazer já essa alteração para 2 hospedes. Porque um não ficaria meio estranho?

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias