Hospedar na casa que eu moro

Respondido!
Cíntia29
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Hospedar na casa que eu moro

Olá, pessoal. Tudo bem?

 

Me chamo Cíntia Pinheiro, pretendo começar a hospedar em junho.

 

Estou finalizando o apto para deixa-lo pronto para receber, mas também é o local que eu moro.

Queria saber se vocês tem dicas para isso, eu tenho chaves no guarda-roupa mas somente isso. Nao sei se seria de bom tom colocar fechaduras em outros armarios tambem...

 

Entao queria dicas de quem já opera dessa forma, para poder dar tudo certo na medida do impossivel.

 

Abraços.

1 Melhor Resposta
Cíntia29
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Olá,  @Denise583 . Muito obrigada pela resposta e pelas dicas também. Muito válidas.

Na verdade, eu não penso em compartilhar, mas sim hospedar quando eu estiver fora.
Então se tudo der certo, quando eu não estiver na cidade, o hospede ficará no apartamento, sozinho.


Por isso também penso em contratar um coanfitrião, para gerenciar tudo na minha ausência.
Você teria dicas também sobre isso? 

Muito obrigada pela ajuda.

Exibir Melhor Resposta no post original

9 Respostas 9
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

8 @Cíntia29 , seja bem-vinda. 

Minhas acomodações não são compartilhadas, mas pode dar algumas dicas nesse sentido. 

Quando o anfitrião compartilha a acomodação, há toda uma tratativa diferenciada e cuidados redobrados. 

Primeira coisa é vc se imaginar convivendo com estranhos que irão perambular pelos aposentos, usar suas coisas e tirar sua privacidade. 

Até onde vc está disposta a ir nesse desapego?

A partir daí vc, precisa definir o que trancar e o que deixar aberto, o que compartilhar e o que não compartilhar, estipular limites de quais cômodos liberar e até onde o hóspede poderá ir. 

Vc pode compartilhar a acomodação inteira ou parte dela. 

Vc pode liberar, somente, quarto e banheiro (suíte ou compartilhado) ou compartilhar a cozinha, sala de estar, varanda, tudo, parte ou nada disso.

Pensar tbm se irá compartilhar itens como talheres e copos ou definirá utensílios para uso exclusivo do hóspede.

Fica a seu critério, vc decide.

É pensar tbm em disponibilizar, nos cômodos compartilhados, espaços para os hóspedes dispor suas coisas,  seja geladeira, armários de cozinha, prateleiras de banheiro e lavanderia. 

Importante tbm é definir horários para o uso dos espaços compartilhados como bsnheiro e, principalmente, cozinha, para que não haja conflitos no uso.

Estipular com muito critério as regras de uso, a questão do fumo, horário de silêncio e etc.

Te aconselho a não permitir visitas e animais. Deixar bem claro que não é permitido a permanência de qqr pessoa fora da reserva.

Desativar a Reserva Instantânea e solicitar o envio prévio das fotos de documento de identidade para liberação na portaria e talvez restringir a reserva de homens sozinhos 🤷🏼‍♀️.

 

Acho que aí tem algo do básico, mas tenho certeza que colegas que compartilham seu espaço te trarão muito mais orientações. 

Espero ter ajudado.

Depois nos conte o que decidiu para seu espaço. 

 

 

 

Cíntia29
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Olá,  @Denise583 . Muito obrigada pela resposta e pelas dicas também. Muito válidas.

Na verdade, eu não penso em compartilhar, mas sim hospedar quando eu estiver fora.
Então se tudo der certo, quando eu não estiver na cidade, o hospede ficará no apartamento, sozinho.


Por isso também penso em contratar um coanfitrião, para gerenciar tudo na minha ausência.
Você teria dicas também sobre isso? 

Muito obrigada pela ajuda.

Oi @Cíntia29 

Entendi...

Mas te digo, muda alguma coisa, mas nem tudo.

Ainda haverá o compartilhamento com seus bens, móveis, objetos de decoração, utensílios de cozinha e etc.

Definir limites e regras de uso ainda se faz necessário. 

E penso tbm ser ímportante editar e selecionar itens e utensílios para uso específico dos hóspedes, separados dos pessoais seus.

Definir "se" e "quais" portas, armários e gavetas deverão receber trancas.

Te aconselho tbm a instalar uma fechadura eletrônica onde vc pode, mesmo à distância, monitorar os acessos e trocar de senha a cada novo hóspede, por segurança. 

Não é raro hóspedes que "esquecem" de deixar a chave.

Essa mesma fechadura pide estar atrelada a circuitos elétricos, como do ar condicionado, por exemplo. Toda vez que o hóspede sair, esse circuito se desliga automaticamente. 

É super útil praqueles "espertinhos" que saem e deixam o Ar ligado pra encontrar a acomodação fresquinha qdo voltarem.

Muita coisa é vc que irá identificar e ajustar conforme a necessidade 

Porém  concordo que, com a distância, há necessidade de um Co-anfitrião. 

Abraços!

Cíntia29
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Muito obrigada, Denise. Ajudou muito.

 

Você tem coanfitrião? Teria dicas para contratar essa pessoa? O que é bom saber? O que seria bom acordar (claro que de acordo com a necessidade de cada um), mas como to muuito nova nesse universo, to tentando ficar menos perdida.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Cíntia29 , seja muito bem vinda aqui na Comunidade, entendo totalmente o seu receio nesse início!

Tenho certeza de que aos poucos você vai pegando o jeito e entendendo oque funciona ou não para você...

 

Vou marcar a @Juliana673 e o @Ednaldo4 , eles são dois queridos e anfitriões que hospedam na casa deles também, com certeza eles vão poder trocar algumas dicas com você, espero que te ajude!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Cíntia29
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Obrigada, Laura.

São muitas informações e questões para gerenciar, ouvir pessoas experientes ajuda muito.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Com certeza @Cíntia29 , eu imagino o seu receio em saber oque oferecer ou não, oque não tem problema deixar à vista dos hóspedes, tantos detalhes!!

Você já está com o anúncio ativo na plataforma?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi @Cíntia29 

Não tenho. 

Aqui, eu e o maridão fazemos tudo.

 

Mas essa tratativa é um combinado pessoal entre vcs, não há regras.

O Co-anfitrião pode fazer de tudo, desde responder mensagens do chat, aceitar reservas, cuidar da limpeza e manutenção, fazer check-in e check-out...

Ou apenas aquilo que vc determinar. 

Ele pode, inclusive, ser o anfitrião principal. 

Veja se o guia abaixo te ajuda 👇🏻

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/3153

 

Abraços!

 

 

Juliana673
Level 6
Santa Teresa, Brazil

Olá boa tarde @Cíntia29 ,alugo minha casa própria a um ano e até hj não tive nenhum problema, apenas deixo bem específico onde pode e não pode ser mexido, não tenho trancas ou cadeados em nada , acredito que a confiança é a base de tudo, não é pq um hóspede fez alguma coisa que não gostei que generalizo o restante 😉 

Fechadura eletrônica da super certo.

Deixar um co-anfitrião responsável é muito bom tbm

Qualquer coisa estamos aqui para ajudar 😉 

Não desista na primeira experiência ruim , continue firme e forte que a recompensa vem 🙏🏻

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias