Aprimore sua estratégia de preços com as melhores dicas do Conselho Consultivo de Anfitriões

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Aprimore sua estratégia de preços com as melhores dicas do Conselho Consultivo de Anfitriões

estratégia de preços- Airbnb Central da Comunidade.jpeg

 

Olá, pessoal,

Todos nós sabemos que o preço é algo muito importante para todos os anfitriões, ainda mais na situação econômica atual. 

Pedimos para o @Daniel1561, membro do Conselho Consultivo de Anfitriões e anfitrião do Airbnb há 10 anos, dar dicas sobre preços e como aproveitar ao máximo todas as oportunidades possíveis para maximizar seu potencial de ganhos. Esperamos que as dicas dele sejam úteis para vocês ao pensarem sobre suas estratégias de preços.

 

Apresente-se, por favor!

 

Sou Daniel Chamillard e moro em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Espanha! Sou anfitrião desde 16 de dezembro de 2012. Sou Superhost há 8 anos consecutivos, desde que o programa começou em 2014 até hoje, sou Superhost Embaixador há dois anos e acabei de começar meu segundo ano como membro do Conselho Consultivo de Anfitriões do Airbnb.

 

O que você queria ter sabido sobre os preços antes de começar a hospedar no Airbnb?

 

Quando comecei, não entendia bem os preços, mas, com tempo e experiência, aprendi gradualmente a aproveitar melhor meus anúncios. Dez anos atrás, não havia tantas opções disponíveis no sistema. Se eu fosse começar de novo, gostaria de saber quais são as ferramentas disponíveis e como posso usá-las para alcançar meus objetivos como anfitrião.

 

Você poderia compartilhar sua estratégia para definir seu preço? 

 

Será um prazer, mas é bom ressaltar que as estratégias não funcionam da mesma forma para todos e que não há receitas mágicas (embora possa parecer óbvio). 

 

Antes de definir os objetivos, o anfitrião precisa pensar no ambiente ao redor da acomodação. Existem fatores internos (motivações, necessidades e/ou expectativas) e externos (tipo de propriedade, sazonalidade, comportamento do mercado, etc.) que condicionarão nossa estratégia geral e, em particular, nossa estratégia de preços.

 

No meu caso, sou um anfitrião individual de quatro pequenas propriedades em uma ilha turística com alta demanda — por isso, ter um alto percentual de ocupação é fundamental para conseguir ter lucro a preços acessíveis em um mercado altamente competitivo.

 

Minha primeira tarefa é definir expectativas realistas, levando em conta as despesas que terei e os benefícios que espero conquistar. 

 

Não tenho dúvida de que cada um aqui terá sua própria resposta: teremos aqueles que tiveram que criar seu próprio emprego e que esta é sua principal atividade e fonte de renda (como é meu caso); teremos os que esperam conseguir um dinheiro extra para pagar a hipoteca, manter ou renovar a casa ou enviar dinheiro para a família; ou mesmo aqueles que querem gerar o maior lucro possível em comparação com outras opções de mercado.

 

Em segundo lugar, estudo propriedades parecidas na região que são o que eu chamo de "a verdadeira concorrência". Isso me permite saber o preço de referência, a ocupação futura e o grau de satisfação dos hóspedes através das avaliações.

 

A partir desses três parâmetros, analiso o preço básico médio e projeto uma estimativa de ocupação mensal/anual, ao mesmo tempo em que obtenho informações sobre o grau de satisfação dos hóspedes. Com esses dados, finalmente estabeleço o preço com base nas características do meu anúncio e na qualidade e custo-benefício que ofereço como anfitrião, em comparação com as outras opções analisadas.

 

Quais ferramentas você usa para maximizar o potencial do seu anúncio?

 

Entre as ferramentas que uso diariamente, posso mencionar a definição de noites mínimas, os descontos semanais e mensais e as promoções.

 

Eu defino uma estadia mínima "alta" que garante pelo menos quatro reservas por mês. Em seguida, crio regras personalizadas para diminuir a estadia mínima e conseguir mais reservas entre duas que já foram confirmadas. 

 

Consigo estadias mais longas oferecendo descontos semanais e mensais — assim, quando o hóspede acessa, meu anúncio, vê a seguinte mensagem: "Este anfitrião oferece um desconto semanal". Normalmente, os hóspedes acabam reservando por uma semana e isso é uma pequena vitória. 

 

As promoções são uma das minhas ferramentas favoritas. Elas me permitem aumentar o preço em longo prazo, geralmente três meses adiante, e depois tenho a opção de oferecer um desconto se o interesse nesse período for baixo. Se a ocupação não for imediata, uso uma dessas opções para aumentar o número de visitas e melhorar a classificação no resultado de buscas: exibir o detalhamento do preço; mostrar o preço anterior riscado; mostrar uma mensagem especial ou incluir o anúncio em emails promocionais.

 

Acesso meu calendário diariamente e analiso os preços sugeridos pelo sistema. Em alguns casos, eles são semelhantes aos que ofereço, então eu simplesmente aceito a sugestão. Outras vezes, uso os preços sugeridos como uma referência para saber o grau de oferta e demanda e agir de acordo.

 

Que conselho você daria a um anfitrião preocupado com não conseguir reservas?

 

Todos nós nos preocupamos quando não temos reservas suficientes.

Diante disso, devemos nos mobilizar e fazer o necessário para posicionar nosso anúncio, tornando-o mais atraente e competitivo.

 

Assim como nossas casas precisam de manutenção quase diária, a mesma coisa acontece com um anúncio. Não adianta criar um anúncio e deixá-lo lá esperando por reservas. Você tem que gastar um tempo cuidando dele.

 

Recomendo entrar diariamente para analisar os calendários e mexer nos preços, detectar tendências de mercado, brincar com as promoções e o número mínimo de noites, bem como renovar as fotos e refazer as descrições. Devemos tratar nossos anúncios como uma verdadeira vitrine, porque é isso que eles são. 

 

Por fim, compartilhe-o para atrair tráfego para ele. 

 

Faça com que ele vá parar nos “favoritos” de todos que tiverem a oportunidade de acessá-lo e que querem ficar lá!

 

 

Obrigada,@Daniel1651 😎

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

11 Respostas 11
Daniel1651
Host Advisory Board Member
Santa Cruz de Tenerife, Spain

Olá @Laura e obrigado por compartilhar o post!
Espero que seja útil para os anfitriões do fórum português.
Também estou ansioso para saber quais estratégias ou ferramentas eles usam lá. No fim das contas, isso é algo que estamos aprendendo a cada dia e é bom ouvir outras opiniões ou sugestões.
Saudações a todos.

PS: Tive o prazer de conhecer pessoalmente o @J-Renato0 no Rio de Janeiro, então aproveito para indicá-lo e saber o que ele pensa sobre isso!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi meu querido @Daniel1651 , seja muito bem vindo aqui na Comunidade em português 🥳 (agora você é oficialmente um membro de todas as CCs)

 

Aproveito também para marcar a @Dandara3 , membro do conselho consultivo para ela dar algumas dicas também compartilhar a sua estratégia de preços 😎

 

Sabe que eu fiquei super curiosa com essa parte @Daniel1651 :

Por fim, compartilhe-o para atrair tráfego para ele. 

 

Faça com que ele vá parar nos “favoritos” de todos que tiverem a oportunidade de acessá-lo e que querem ficar lá!"

 

Quando o anúncio é compartilhado e tem mais tráfego isso automaticamente ajuda na posição dele nos resultados de busca? 

Mas qual é a melhor estratégia para anfitrião pode fazer isso? 🧐

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Dandara3
Host Advisory Board Member
Maceió, Brazil

Olá Laura e @Daniel1651 

 

Que enorme prazer te ver aqui na CC brasileira, Daniel!

Sou sua fã dele e posso dizer que é uma grande alegria dividir a mesa contigo no Conselho Consultivo. ❤️

 

Adorei seu texto e sou grata pela sua disponibilidade em dividir um pouco do seu conhecimento sobre estratégias de preços. 

 

Concordo contigo sobre a importância de entendermos que o anúncio necessita de cuidados constantes. 

 

Para mim, o anúncio é um organismo vivo que precisa ser alimentado para que continue rendendo os frutos que desejamos. Nesse sentido, também gosto de utilizar as ferramentas de descontos (semanal e mensal) e promoções disponíveis.

 

Dessa forma, meu anúncio acaba ficando mais atrativo para quem precisa passar mais tempo na cidade e, no caso das promoções, o anúncio aparece para pessoas que talvez não tiveram a oportunidade de vê-lo antes. 

Daniel1651
Host Advisory Board Member
Santa Cruz de Tenerife, Spain

Bom saber que isso funciona para você também querida @Dandara3 

 

Saudações do outro lado do oceano! 😍

Daniel1651
Host Advisory Board Member
Santa Cruz de Tenerife, Spain

@Laura , compartilho aqui um artigo sobre posicionamento onde é mencionado que a popularidade do anúncio é um fator importante:

 

Funciona para mim compartilhar meu anúncio com amigos e convidados por meio de redes sociais.

 

Quando alguém salva seu anúncio nos favoritos, de alguma forma o sistema reconhecerá que o anúncio foi curtido e que existe o desejo de permanecer nele no futuro.

 

Então, da minha parte, sempre recomendo compartilhar o anúncio e colocá-lo na lista de desejos de todos!

 

Este é o artigo da Central de Recursos:

 

https://www.airbnb.pt/resources/hosting-homes/a/how-search-works-on-airbnb-460

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Não estava sabendo sobre essa informação @Daniel1651 , realmente quanto mais popular for o anúncio, melhor a posição dele nas buscas....

 

Então quanto mais pessoas favoritarem o anúncio e visitarem a página, mais o algoritmo vai entender que e colocar ele lá nos primeiros da lista!

 

Também é uma ótima opção pedir para os hóspedes cativos fazerem isso não? Porque eles já são clientes fiéis e aprovaram o serviço e a estadia 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sérgio131
Level 2
Neuchâtel, Switzerland

Ótimos conselhos , já tinha reparado na importância do preço inteligente e das promoções, mas tinha dúvidas fiquem mais elucidado. Vou trabalhar na divulgação obrigado 

Daniel1651
Host Advisory Board Member
Santa Cruz de Tenerife, Spain

Tudo de bom e muito sucesso, saudações das Ilhas Canárias @Sérgio131 !

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Daniel1651 ,  


Ótimas dicas e estratégias de preço ! 
Obrigada por compartilhar de forma fácil de que não faltam recursos para tornarmos nossos preços competitivos e atraentes . 🤗

Beatriz
Daniel1651
Host Advisory Board Member
Santa Cruz de Tenerife, Spain

Olá @Beatriz98  fico feliz em saber que é interessante.
Como está a situação em São Paulo depois das recentes enchentes?
Espero que você esteja bem 😍

@Daniel1651 ,

 

A cidade de São Paulo não para , continua fluindo bem com ou sem chuva,  mas as chuvas que atingiram o litoral Norte do Estado de São Paulo , causaram desmoronamentos de encostas e inúmeros prejuízos para a população local .

 Seis horas de chuva interrupta, em pleno feriado de carnaval!

Anfitriões do Airbnb,  rede hoteleira e pousadas estão sentindo os inúmeros  cancelamentos de reservas , a principio pela dificuldade dos acessos e porque a população ficou assustada com ocorrido.

 

Agradeço a atenção !

 

 

 

 

Beatriz

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias