Check in antecipado e check out tardio

Respondido!
Silvia2801
Level 2
São Paulo, Brazil

Check in antecipado e check out tardio

Bom dia, sempre os hóspedes pedem early check-in e como isso atrapalha toda operação pois pago faxina por hora, e com hora marcada, quando possível eu deixo entrar, mas com a frequência vi que muitos Anfitriões cobram uma %, coloquei também e explico o motivo e ficam muito bravos, mesmo eu sendo o mais discreta possível nesta observação, qual a melhor forma de lidar com clientes grosseiros, que não lêem as regras da casa ou saem mais tarde, mesmo você avisando que não tem como fazer o check-out após o horário devido à faxina? 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Silvia2801 

Infelizmente clientes difíceis fazem parte de todo negócio.

Algumas situações são por gente mal educada, grisseira e sem noção, mas tbm pode acontecer por desconhecimento, pois o povo "não lê".

E sabemos que nem sempre podemos contar com uma resolução assertiva por parte do Suporte. 

Sendo assim cabe ao anfitrião desenvolver algumas estratégias para tentar evitar ou, so menos, minimizar casos como esses.

 

Eis o que faço:

Adotei tbm fazer uso das Mensagens Programadas do chat e mensagens através ddo WhatsApp para enviar "lembretes" aos desavisados e desatentos.

Já no ato do fechamento da reserva, vai a seguinte Mensagem Programada:

 

"Acabei de aceitar seu pedido de reserva, agradeço por nos ter escolhido.

É importante a leitura atenta e detalhada de todo o anúncio para que não restem dúvidas.

Se não for um problema pra você, dicas, orientações e assuntos mais corriqueiros serão tratados através do WhatsApp.

É mais ágil para mim que moro na roça com sinal instável. 

Qualquer assunto mais específico relacionado à estadia, será tratado aqui, dentro da plataforma do Airbnb. 

Abraços!"

 

Com isso reforço mais um vez a importância da leitura do anúncio, como tbm confirmo o número de contato do hóspede (te digo, nem sempre está atualizado) e estabeleço uma via de comunicação paralela. 

 

Na antevéspera do check-in, tbm pelo chat, vai o Guia da Casa e, na véspera, as "Orientações de Check-in", onde relembro o horário (tudo Mensagens Programadas).

Para reforçar (nunca é demais), tbm na véspera, dessa vez por WhatsApp, vai uma mensagem onde informo das mensagens enviadas pelo chat e reenvio lembrete de hora e senhas (wifi e cofre de chaves).

 

 

Eis a mensagem:

"Com imensa alegria vejo que amanhã é o dia de vocês na Casa do Canto. 

Estará tudo prontinho, arrumado com muito carinho para que vcs se sintam como em casa.

O "Guia da Casa" foi enviado ontem, *pelo chat do Airbnb* e hoje seguiram as "Instruções de check-in". 

Como nem sempre estou presente para receber meus hóspedes, tenho um *cofre de chaves* ao lado da porta.

senha: xxxx. 

Pra abri-lo e pegar a chave é só alinhar os números e abaixar o pino à esquerda.

A senha da INTERNET é *xxxxx*.

O check-in é após as 14h (gentileza avisar a hora estimada em que pretendem chegar). 

*Assim que estiverem na casinha, me avisem para eu saber se chegaram bem e encontraram tudo a gosto, ok?*".

 

E o mesmo acontece às vésperas do check-out com o envio das "Orientações para o check-out", tanto via Mensagens Programadas, qto o "lembrete" via WhatsApp. 

 

Dessa forma fica meio difícil o hóspede alegar desconhecimento, né?

Não garante 100 %, mas minimiza bastante.

 

E ainda assim, ocorrendo situações como estas, é entrar em contato,  imediatamente, com o Suporte para que já fique registrado a má conduta do hóspede. 

Isso pode ser determinante em face de uma retaliação do hóspede na avaliação. 

 

Espero ter ajudado. 

Exibir Melhor Resposta no post original

6 Respostas 6
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Silvia2801 

Infelizmente clientes difíceis fazem parte de todo negócio.

Algumas situações são por gente mal educada, grisseira e sem noção, mas tbm pode acontecer por desconhecimento, pois o povo "não lê".

E sabemos que nem sempre podemos contar com uma resolução assertiva por parte do Suporte. 

Sendo assim cabe ao anfitrião desenvolver algumas estratégias para tentar evitar ou, so menos, minimizar casos como esses.

 

Eis o que faço:

Adotei tbm fazer uso das Mensagens Programadas do chat e mensagens através ddo WhatsApp para enviar "lembretes" aos desavisados e desatentos.

Já no ato do fechamento da reserva, vai a seguinte Mensagem Programada:

 

"Acabei de aceitar seu pedido de reserva, agradeço por nos ter escolhido.

É importante a leitura atenta e detalhada de todo o anúncio para que não restem dúvidas.

Se não for um problema pra você, dicas, orientações e assuntos mais corriqueiros serão tratados através do WhatsApp.

É mais ágil para mim que moro na roça com sinal instável. 

Qualquer assunto mais específico relacionado à estadia, será tratado aqui, dentro da plataforma do Airbnb. 

Abraços!"

 

Com isso reforço mais um vez a importância da leitura do anúncio, como tbm confirmo o número de contato do hóspede (te digo, nem sempre está atualizado) e estabeleço uma via de comunicação paralela. 

 

Na antevéspera do check-in, tbm pelo chat, vai o Guia da Casa e, na véspera, as "Orientações de Check-in", onde relembro o horário (tudo Mensagens Programadas).

Para reforçar (nunca é demais), tbm na véspera, dessa vez por WhatsApp, vai uma mensagem onde informo das mensagens enviadas pelo chat e reenvio lembrete de hora e senhas (wifi e cofre de chaves).

 

 

Eis a mensagem:

"Com imensa alegria vejo que amanhã é o dia de vocês na Casa do Canto. 

Estará tudo prontinho, arrumado com muito carinho para que vcs se sintam como em casa.

O "Guia da Casa" foi enviado ontem, *pelo chat do Airbnb* e hoje seguiram as "Instruções de check-in". 

Como nem sempre estou presente para receber meus hóspedes, tenho um *cofre de chaves* ao lado da porta.

senha: xxxx. 

Pra abri-lo e pegar a chave é só alinhar os números e abaixar o pino à esquerda.

A senha da INTERNET é *xxxxx*.

O check-in é após as 14h (gentileza avisar a hora estimada em que pretendem chegar). 

*Assim que estiverem na casinha, me avisem para eu saber se chegaram bem e encontraram tudo a gosto, ok?*".

 

E o mesmo acontece às vésperas do check-out com o envio das "Orientações para o check-out", tanto via Mensagens Programadas, qto o "lembrete" via WhatsApp. 

 

Dessa forma fica meio difícil o hóspede alegar desconhecimento, né?

Não garante 100 %, mas minimiza bastante.

 

E ainda assim, ocorrendo situações como estas, é entrar em contato,  imediatamente, com o Suporte para que já fique registrado a má conduta do hóspede. 

Isso pode ser determinante em face de uma retaliação do hóspede na avaliação. 

 

Espero ter ajudado. 

Denise obrigada pelo feedback, eu tenho algumas mensagens automáticas, inclusive envio um PDF que fiz com todos links, desde hospital perto, meu whatsapp, regras da casa, video de como usar os eletrodomésticos, e mesmo assim tem gente que alega demência rs, mas penso em adotar esta tua estratégia de avisar ainda mais vezes o hóspede.

Obrigada 

Oi @Silvia2801 

"Alegar demência" é otimo kkk

Bem isso mesmo 🤦🏼‍♀️

Abraços!

Luciano519
Level 1
São Paulo, Brazil

Além de estar dentro da política no meu anúncio , eu reforço por mensagem e dentro do meu imóvel tem quadro de avisos básico onde informo horário de check out e check in . 

Leonardo798
Level 8
Caldas Novas, Brazil

@Silvia2801 

 

Eu adotei a política de falar com cada um deles do modo antigo mesmo.. Como administro só dois imóveis, então é fácil pra mim.

 

Assim que confirma, uso o contexto que a pessoa indicou na conversa (ou no texto obrigatório pra confirmar a reserva), coisa curta, pessoas têm preguiça. 

 

Pergunto se tem dúvida e reforço horário de entrada, saída e barulho.. E se tem alguma dúvida das regras. 

 

2 dias antes envio mensagem pelo Airbnb, se ela não responde até o dia seguinte, envio pelo WhatsApp.. 

 

E o mais importante, no dia da chegada eu ligo pra cada um e reforço de novo.

 

Alguns são muito simpáticos, outros ansiosos pra desligar e outros rudes e pedem pra mandar áudio. 

 

Mas eu insisto e falo o que tenho a dizer de ultra importante por ligação ou áudio do WhatsApp. 

 

Tem dado MUITO certo.. E há mais de um ano não tenho problemas com horário de saída... E se tiver possibilidade, cobro um extra pra prolongar (que foi mencionado lá na confirmação da reserva, então não vira surpresa) 

Excelente tua estratégia @Leonardo798 , eu até mudei o pdf que costumo mandar antes, com instruções, vídeos de como acessar a porta, e coloquei a taxa de entrada antecipada e saida tardia, ainda me acostumando com cliente grosso rs

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias