Você confere a taxa de ocupação do seu anúncio?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você confere a taxa de ocupação do seu anúncio?

Taxa de ocupacao - Airbnb Central da Comunidade.jpg

 

Olá pessoal 👋

 

Você deve estar se perguntando " Oque é taxa de ocupação?" 🤔 pois bem, eu respondo:

A taxa de ocupação significa quantas noites os hóspedes alugaram a sua acomodação em relação ao total de noites disponíveis.

 

Taxa de ocupação do Airbnb = (noites reservadas / noites disponíveis) * 100

 

Alguns anfitriões experientes mantêm um controle constante da taxa de ocupação, e frequentemente sabem se estão ou não atingindo sua meta mensal ou anual. Mas para outros, especialmente os que estão começando agora, o termo taxa de ocupação pode parecer pouco familiar, e o que realmente os preocupa é quantas reservas estão recebendo de acordo com suas expectativas iniciais.

 

Em ambos os casos, você verifica a taxa de ocupação do seu anúncio? 🗓

Ou se baseia em outras métricas para isso? 📚

 

A taxa de ocupação é um método que pode ajudar vários anfitriões a entender se o Airbnb deles está sendo lucrativo ou não.

 

Nos conte se você conhecia esse termo e qual é a sua experiência nos comentários.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

24 Respostas 24
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Eita cumadi @Laura 

Verifico nada.

Não fico nessa noia, não!

Tem muito mais em que me preocupar como limpar, arrumar, fazer as manutenções, lavar as roupas e cuidar para que tudo fique o mais perfeito para proporcionar ao hóspede a melhor das experiências. 

Considero que focando nisso, terei muito mais resultado em relação à "taxa de ocupação" que será mais satisfatória, do que me prender a análises e estudos de estatísticas e probabilidades.

Fora todo meu trabalho como sitiante e dona de casa, e ainda preservando meu tempo de ócio e descanso de uma aposentada, como merecidamente sou kkkk.

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

KKKKK tempo de ócio é uma necessidade @Denise583 , importantíssimo ter um tempinho pro velho " dolce far niente"..... eu amo 🥹

 

Já estou me despedindo psicologicamente disso porque estou pensando seriamente em fazer um curso por quase um ano, ai o tempo de ócio para essa jovem trabalhadora que já é escasso vai pro beleléu 🤯

 

ps: fiquei curiosa agora pra saber a sua taxa, acho que até mais do que você 😅

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Ah cumadi @Laura 

Sempre dá pra arrumar um tempinho kkk

 

Cumadi, nem sei onde procurar. 

Nunca tive o mínimo interesse.

Bjcão 💋

Reinaldo63
Level 9
São Paulo, Brazil

Olá @Laura 

 

Eu não olho a métrica, não. Porém temos uma planilha no excel, na qual vamos alimentando com nossas reservas mensais. Temos estes dados desde 2019. Por exemplo, vou observando as reservas do mês de abril. Se a planilha me sinaliza que não "baterei" abril de 2023, penso em reduzir os preços para ao menos chegar próximo a abril do ano passado. Eu não costumo comparar o mês de abril com o mês de março. Eu prefiro comparar abril de 2024 com abril de 2023. A falta de feriado faz cair meus ganhos. Mas os custos sempre aumentam. (condomínio, IPTU, faxina, material de limpeza...).

Aqui houve um aumento de 17,88% comparando janeiro 2024 x janeiro 2023

                         um aumento de 13,93% comparando fevereiro 2024 x fevereiro 2023

                         um aumento de 4,55% comparando março 2024 x março 2023.

Já estou ciente que não baterei abril de 2023. Inclusive, depois desta sua pergunta muito pertinente, verifiquei minha planilha e constatei que abril não está lá estas coisas. Já fiz alguns ajustes de preço.  

Abraços 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pelo menos os três primeiros meses foram bons não é @Reinaldo63 ? 

Então você calcula os custos fixos e vai abatendo isso de acordo com os valores das reservas?

 

Eu também acho que a melhor comparação é de um mês para o mesmo no ano anterior!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá @Laura 

Isso mesmo que faço. Também calculo os custos fixos. E vou abatendo. Muito difícil diminuir os custos fixos. E oq observo é que os custos variáveis aumentam. Até porquê o imóvel vai ficando mais antigo, desatualizado e precisando de reparos. Então, a receita pode até aumentar. Mas os custos invariavelmente aumentam, também. 

Outra coisa que gosto de ter em mente é quanto eu teria de juros com o valor do imóvel investido. Sempre é bom observar se o imóvel está tendo valorização ou se ele já chegou "no seu máximo".

Se o imóvel não tem uma valorização e se a concorrência aumentou e os preços das diárias cairam, então precisa ligar o sinal vermelho.  

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ótima observação @Reinaldo63 !

Até porque muitas pessoas esquecem de quanto esse valor do imóvel renderia se fosse aplicado...

 

O seu imóvel é de praia não é? Outro fator importante que você comentou é como os custos de manutenção são altos para esse tipo de imóvel não é?

 

Me deu agora uma ideia de fazer tipo um guia para analisar algumas dessas métricas Reinaldo... oque você acha? 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Tenho um ap na praia e uma casa na praia tb. Em cidades diferentes. A casa está á venda, pois não houve uma valorização significativa e a locação não é tão boa. Há muita concorrência com valores bem enxutos. E como eu pago condomínio e o Iptu não é barato, então... melhor vender. Quando eu construí esta casa, eu morava mais próximo dela e meus filhos curtiam. Agora, moro mais distante e isso impossibilita de curtirmos mais. Embora seja o imóvel que minha esposa mais ama. E oque dá mais dor de cabeça... Muita manutenção. A maresia danifica muita coisa. Sem contar a umidade. 

Um guia para analise de métricas é interessante, sim. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Imóvel na praia realmente requer muito cuidado e constante manutenção, as coisas pifam muito rápido @Reinaldo63 !

 

Então você está planejando ficar só com um anúncio que é a casa?

 

Estou aberta para gente debater essa questão de um guia bem prático, acho que ajudaria muito a deixar os gastos fixos e variáveis mais fáceis de serem analisados e como ter uma visão mais analítica desse negócio!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eduardo2009
Level 7
São Paulo, Brazil

Oi @Laura,

Como eu digo sempre, pato novo não dá mergulho fundo!!!
Começamos a hospedar em meados de janeiro. Ao invés de analisar os números friamente, procuramos usar uma abordagem um pouco mais dedicada, entendendo a procura, ajustando os preços e acima de tudo, encantando os hóspedes.
E já colhemos frutos, em menos de 3 meses já conseguimos o selo de preferido dos hóspedes e tenho certeza que atingindo as 10 hospedagens mínimas, embarcaremos com o selo de SuperHost!!!


E tenho que falar, participar da Central da Comunidade foi primordial para que alcançássemos este sucesso.

 

Daí para frente, quando as coisas começarem a andar mais no automático, o gerenciamento fica mais fácil (ou menos difícil!!!).
Ai vai ser usar as métricas como ferramenta de gestão, ajustes e por ai vai. Já usamos bastante as ferramentas de automação. As mensagens automáticas, quando bem elaboradas, checadas e rechecadas, ninguém diz que é automático, fica com cara de resposta exclusiva.

E procurar achar outras maneiras de se ajustar ao algoritmo, colocando para trabalhar a nosso favor.
Apesar de muita gente ter torcido o nariz, a instalação dos sensores de fumaça e CO2 nos ajudou muito a ficar no topo das pesquisas.

Boas hospedagens a todos,

 

EA

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi querido @Eduardo2009 , fico muito feliz de te ver aqui na CC desde o iniciozinho de quando você começou 🥹 Parece que foi ontem!!

 

Achei essa uma ótima proposta sabia? Começar entendendo o negócio, como automatizar o máximo que puder e ai depois olhar os números....

 

Como tem funcionado essa engrenagem recentemente?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura,

Não podia ser melhor...

Tem sido uma avaliação melhor que outra.

Já estamos trabalhando com a reforma de um outro imóvel que vai para a plataforma também.

E daqui uns anos. na esperada aposentadoria, nos dedicaremos cada vez mais como anfitriões...

Fazendo os sonhos virarem realidade...

Abs

EA  

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Quantos anúncios entāo você tem ativo no momento @Eduardo2009 ?

 

Gostei bastante dessa menção da instalação dos sensores de fumaça e CO2, quase não ouço falar disso aqui na CC!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi @Laura
Por enquanto apenas um. Quero tentar colocar o outro imóvel  na plataforma em no máximo 1 mês.

Quando comecei a mexer no anúncio, comparando com a concorrência, analisando diversos anúncios, me chamou a atenção a importância deste fator de segurança para a plataforma. Apesar de que, para a legislação brasileira isso não tem peso algum, para a plataforma imaginei que o impacto fosse bastante importante. E não deu outra. Apenas um dia após a atualização do anúncio depois que fiz a instalação do equipamento, os resultados das buscas começaram a se destacar.

Cheguei até a trazer esse assunto aqui na CC, mas as reações foram pouco receptivas, descrentes. Acho que acabaram fazendo a análise mais literal: Para que instalar isso aqui no BR, CO2 e fumaça é só se você tiver lareira, e por ai vai.

Assim que a reforma adiantar, já vou adquirir outro sensor no Ali. Um custo baixo, as duas funcionalidades no mesmo aparelho e ainda conectado às centrais de automação residencial.
Fica aqui a dica novamente!!

Abs

EA

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias