🍃Festival de Sustentabilidade 2024 🍃

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

🍃Festival de Sustentabilidade 2024 🍃

Festival de Sustentabilidade 2024.jpg

 

Olá a todos! 

 

O 3º Festival de Sustentabilidade anual foi oficialmente lançado e estamos felizes por termos uma semana cheia de celebrações. Junte-se à comunidade entre 22 e 26 de abril para descobrir novas dicas de sustentabilidade e compartilhar sua jornada ecológica com a comunidade.

 

Você pode acessar facilmente todas as publicações aqui para não perder nenhum conteúdo. Convidamos você a retornar diariamente para se manter atualizado com as novas publicações. 

 

Mal podemos esperar para ouvir suas opiniões, ideias e perguntas, pois elas contribuem para discussões interessantes sobre o nosso planeta. Agradecemos seu apoio e sua participação no Festival de Sustentabilidade. 

 

Desejamos a todos vocês uma incrível jornada de conscientização ambiental.

Quais medidas você esta tomando este ano para tornar o seu estilo de vida mais sustentável? Nós adoraríamos saber dos seus empenhos! Compartilhe-os conosco abaixo!

 

Calendário de eventos

 

Terça-Feira, 24 de abril

Quarta-feira, 25 de abril  

Quinta-feira, 26 de abril  

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

22 Respostas 22

Olá, boa tarde @Laura! Tudo bem?

Finalmente consegui enviar a minha foto preferida do coletivo que faço parte (Refloresta). Embora seja sem o meu rosto, a foto é extremamente representativa e especial, inclusive na temática Sustentabilidade. 

As empresas, sobretudo as grandes corporações e governos possuem um papel relevante nas questões ambiental, social e econômica que representam o tripé da Sustentabilidade.

Porém, no cotidiano as ações dos cidadãos e coletivos, também fazem enorme diferença, por exemplo, tomando atitudes simples como a correta separação do lixo, evitar o desperdício de água, evitar o consumo de superfluos, o reaproveitamento de objetos e materiais, o plantio de árvores nativas adequadas,  entre tantos outras ações simples que somadas ao número de habitantes fazem enorme diferença ao meio ambiente, inclusive podendo serem positivas sócio-economicamente.

Inclusive abaixo da minha assinatura de e-mail tenho uma mensagem "verde"que adotei há muitos anos!

Abraços,

Geny

Paula
Community Manager
Community Manager
Port Moody, Canada

Olá @Geny81, confirmo que recebemos sua foto e adoramos a mensagem que você deixou 😍 Como você mencionou, as empresas têm um papel muito importante na sustentabilidade.

 

Também vi a mensagem que você tem no final do seu e-mail e acho que é uma ótima iniciativa que todos podemos implementar para apoiar a sustentabilidade. Definitivamente, há pequenas ações que podem ter impactos muito grandes.

 

Você poderia compartilhar mais ideias sobre como indivíduos podem colaborar para promover a sustentabilidade em nossas comunidades? 🌱💚

-----

 

Please follow the Community Guidelines // Por favor consulta las Normas de la comunidad

Olá @Paula! Muito obrigada pela atenção e receptividade 😍

 

Nós, como cidadãos ou mesmo como anfitriões, podemos e devemos buscar adotar atitudes simples no nosso cotidiano, e incentivar os nossos conhecidos, familiares e até visitantes a fazer o mesmo, por exemplo:

1. Separação correta do lixo orgânico e do reciclado;

2. Evitar o desperdício de água;

3. Diminuir/evitar o consumo de superfluos; 

4. Reutilizar ou reaproveitar materiais e objetos com novos usos;

5. Diminuir/evitar o uso de material de limpeza não biodegradável;

6. Evitar o uso de material não orgânico, não reciclável, ou uso de descartáveis de uso único;

7. Plantar árvores ou plantas de espécies nativas e se informar quais são elas;

8. Se informar sobre as espécies exóticas e "invasoras" que prejudicam o meio ambiente local e a biodiversidade;

9. Sempre que possível evitar o uso de automóvel particular;

10. Adote uma vida mais simples e desfrute da Natureza, a nossa Gaia;

11. Ao visitar um local, qualquer que seja, urbano, rural, na praia, mar, ou na montanha, não deixe nenhum resíduo, além das suas pegadas, e leve apenas boas lembranças, fotos. 

 

Listei  principais tópicos que me ocorreram agora. Entretanto, devo lembrar que a Sustentabilidade se apoia em três bases: Ambiental, Social e Econômica. Acima apenas listei tópicos relativos ao meio ambiente. Que poderia ser complementado ainda, por exemplo:

 

1. Privilegiar  a aquisição de produtos locais como hortifruti, artesanatos, etc.

2. Dar preferência também ao comércio local

3. Junto aos órgãos municipais locais requerer ações "sustentáveis"

4. Exercer a cidadania se informando sobre projetos de impactos ao meio ambiente e à população, etc.

 

Vale ressaltar que a Sustentabilidade não é apenas uma "moda nova", porém uma necessidade contemporânea à nossa sobrevivência no planeta.

 

Abraços

 

 

 

 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

No ano passado , ao realizar uma mudança de casa, fiquei chocada com a quantidade de roupas e objetos que estavam guardados e não usavamos mais. Doamos muitas coisas e nos perguntamos o porquê daquele consumo desenfreado e desnecessário . Desde então , só compramos o necessário agora e ao realizar uma compra , tenho pensado bastante se preciso mesmo daquilo , todos em casa , mudamos com relação ao consumo . 

Sobre sustentabilidade , no estúdio em sp , solicito que os hóspedes pelo menos,  separem o lixo orgânico do descartável , pois o condomínio possui depósitos diferenciados, e coleta seletiva, mas até hoje,  infelizmente a maioria não separa o lixo . 

Beatriz
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu também reparei a mesma coisa @Beatriz98 !!!

A cada vez que faço uma limpa no quarto vejo tantas coisas que comprei que já não gosto mais (muitas vezes novas), ou coisas recém compradas que estão com aparência de velhas já...

 

Hoje em dia oque eu mais tenho dificuldade é encontrar produtos de qualidade e duráveis, coisas que não sejam só pela moda e do momento..... Eu fico abismada como a gente acumula coisa tão rápido! Compramos coisas novas a todo momento 🤯

 

Muito obrigada mesmo querida @Geny81 pelo seu texto e contribuição nesse festival, fico muito feliz que tenha topado participar e contribuir para o uso consciente dos recursos naturais. 

 

Quando você começou a ter essa preocupação ambiental? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Querida @Laura , agradeço a atenção e a oportunidade para expormos também as nossas preocupações e ações ambientais tão necessárias, sobretudo nos dias de hoje devido às mudanças climáticas!

Creio que desde criança a natureza me encantava! No entanto, creio que tomei mais consciência a respeito dessa temática a partir dos 15 anos, quando morei um ano na Alemanha na casa da minha avó e conversava muito com a minha prima que estava se preparando para ingressar na Universidade. Naquele país, e já naquela época se falava muito sobre a questão do meio ambiente. Já durante a minha graduação e mestrado no Brasil realizei pesquisas acadêmicas relacionadas sobre a Sustentabilidade, Meio Ambiente, "Etiqueta Ambiental", Lazer e Turismo Sustentável, etc. E no meu dia-a-dia procuro colocar em prática-  na medida do possível (infelizmente ainda é pouco) = pequenas ações as quais descrevi anteriormente.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que incrível que você tem essa consciência desde cedo @Geny81 🥹

 

Tenho visto um aumento muito grande nos últimos anos, e até aqui na Comunidade temos anfitriãs também muito engajadas e que vivem de fato essa causa e estilo de vida 🌳

 

As queridas @Denise583 e @Mária20 são dois dos maiores exemplos e fico muito contente porque isso não é mais algo discutido em alguma região específica e sim uma preocupação bem mais ampla e global.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

🌿Isso mesmo, @Laura! Ainda bem que temos colegas conscientes sobre a relevância da Sustentabilidade e preservação do meio ambiente! Fico feliz!!

Não se trata de modismo, ou de ações de "ecochatos"como se costumava falar por aqui, tempos atrás. Atualmente, a maioria pelo menos tem consciência de alguns problemas ambientais que afetam o seu dia a dia, a sua saúde, e as tão faladas mudanças climáticas, cada vez mais perceptíveis.

No entanto, ainda somos poucos, que "tentam "repensar seus modos de vida, de consumo e de alguma maneira contribuir para preservar a natureza.

O mais importante instrumento é a Educação Ambiental, a qual deve começar com nossos filhos ou netos. Serão eles as principais vítimas da nossa pegada e destruição ecológica, infelizmente.

Não sei se ainda teremos oportunidade de reverter os danos que a humanidade tem feito à Gaia desde a Revolução Industrial. Vamos tentar!! 😊🌳💚

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Querida @Laura@Geny81 e demais colegas da CC , esse tema faz parte de minha vida , desde sempre , porque em minha família , a conservação da natureza e seus recursos naturais faziam e fazem parte do nosso dia-a-dia , desde muito pequena, que fomos ensinadas  a respeitar o solo ambiental , seus recursos naturais e sua diversidade, é um lema que meu pai sempre teve o cuidado de nos ensinar, mostrando em atos todos os mecanismos necessários para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente. Particularmente, busco todos os

meios ,possíveis e necessários para reciclar, praticamente tudo que sobra do nosso consumo: todos os tipos de plásticos , tampas , vidros , isopores, cápsulas de café , esponjas de cozinha e similares, pano de chão, meias , roupas usadas, jornais , papelão e papéis diversos , canetas e lápis, bolsas e sapatos e resíduo orgânico , incluído todos os tipos de resíduo orgânico , vegetal e animal , apesar de quase nunca  ser consumidora de produtos animais , só em casos de recomendação médica, meu núcleo familiar, sim, e eu ajudo na coleta e reciclagem ,que fica armazenado em minha residência e recolhido por empresa especializada . E um item pouco conhecido é  o microplástico, que estão presentes em inúmeros produtos desde animais marinhos a cosméticos industrializados , que são  consumidos de forma desenfreada  pela maioria da população, sem a  preocupação do descarte correto dos produtos que contém micro plástico em sua estrutura . E seu descarte é de forma irresponsiva por maiores dos consumidores, mesmo  por quem  recicla : dos itens que uso ou minha família , separo em um recipiente, onde coloco todos os materiais, para evitar descarte inapropriado, até mesmo pela cooperativa que recolhe o nosso lixo, no condomínio,  onde reciclamos ,quase tudo. No momento estou na busca pela reciclagem de tapete higiênico, apesar de usar jornal Pet , para meus pets adultos , no momento, tenho um Pet bebê , ele não aceita o jornal Pet, sou obrigada a usar tapete higiênico, já tentei o tapete lavável ,ele rasga , de grama , idem , o único que aceita é o que contém o gel na camada de absorção. Sou categoria II , em meu flat para hospedagem, mas essa é uma questão difícil , falta consciencialização da maioria dos hóspedes, apesar de oferecer produtos orgânicos e sustentáveis , a maioria não valoriza. Deixo sacolas bio-sustentáveis, para o lixo , sabonete líquido orgânico , sabonete em barra , orgânico, garrafas de água , reutilizáveis, mas até o momento , as garrafas não  foram usadas. Os produtos sustentáveis, ainda são um enigmas pra a maioria da população  brasileira e latino-americano, há muito discurso sobre a preservação do meio ambiente, mas a prática é algo inusitado , é só olharmos as nossas metrópoles , são sujas , com lixo para todos os lados , não há o cuidado de conduzir o seu lixo pessoal para um ponto de coleta , mesmo que seja distante ou mesmo 

para  casa , uma prática tão importante e simples , que evitaria a contaminação dos leitos dos rios e mares. Espero que em algum

momento a plataforma incentive com selos os anfitriões a serem sustentáveis. Plantar árvore , pode ser um início ,mas cuidar do lixo é fundamental para a preservação do planeta . Voilà amores . Abraços 🫂 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Adoro as suas ponderações querida @Mária20 , sempre um prazer ter você por aqui 🥰

 

Meu pai sempre foi produtor rural e um amante da natureza, apesar de estar longe de viver uma vida consciente e sustentável do jeito que gostaria, faço mais do que o mínimo e estou sempre em busca de melhorar.....

 

Acho muito relevante essa questão do símbolo de anfitrião sustentável.... quais que vocês acham que devem ser os parâmetros para que um anfitrião possa receber essa categoria na plataforma?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

 @Laura querida, sim , sou uma pessoa que busco praticar a qualidade em todos os sentidos de minha vida e além de ter exercido por muitos anos , o papel de consultora  em qualidade na área de saúde. Mas para você ter uma ideia , existe , no Brasil , uma norma estabelecida pelo governo federal sobre os  critérios de sustentabilidade na cadeia de serviços de estadia e hotelaria : ABNT NBR 15401 , que faz uma diferenciação dos estabelecimentos e seus requisitos , mas existe 5 categorias , que são básicas a todos , segue abaixo :


ABNT NBR 15401

 

Sistema de Gestão da Sustentabilidade:

 

1- Selecionar e usar insumos que minimizem os impactos ambientais ;

2- Reduzir a quantidade de lixo gerado ;

3- Fazer gestão dos resíduos sólidos ;

4- Fazer uso racional da água ;

5 - Preservar a fauna e a flora da região .

Para ser um hotel ou estadia sustentável o estabelecimento deve ser social e ambientalmente responsável, pelas  atividades  turísticas , que explora , sem agredir o ecossistema e a comunidade local. 
Mas isso é apenas uma amostragem , o assunto é muito mais complexo , mas se seguirmos os 5 passos acima , já recebemos  o certificado do sistema de gestão da sustentabilidade . 
A plataforma deve ter interesse em fomentar seus anfitriões a exercer , passo-a-passo o processo , para evitar gastos exorbitantes e aos poucos fazendo a adequação da estadia. 
Vou deixar um link abaixo , para quem se interessar , tem uma cartilha da SEBRAE , explicando bem o processo . Abraço 🫂 


https://issuu.com/abnt/docs/turismo

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que interessante @Mária20 , nāo sabia que isso existia!

 

Agora a pergunta é: como os hotéis ou estadias podem fornecer essa informação de sustentabilidade?

 

Você já sabia dessa norma @Geny81 ?

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Mária20
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Laura , ao receber o selo e a certificação , os hotéis divulgam em suas páginas o selo verde de sustentabilidade e para que possamos receber o selo , a plataforma deve padronizar e informar aos hóspedes que a estadia tem o selo verde com 2 , 3 , 4 ou 5 folhas 🍃 , isto é : há o cumprimento dos 5 critérios da norma . Abraço 🫂 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu nunca tinha visto esse selo ou certificação antes @Mária20 ....como ele aparece?

Acho que talvez esse seja um dos maiores problemas para introduzir o selo de estadia sustentável não é? Porque são diversos parâmetros e exigências!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias