Hospedes extra

Respondido!
João21
Level 3
Lisbon, Portugal

Hospedes extra

Boa tarde,

 

Pela primeira vez estou com um problema com os meus hospedes e não sei bem o que fazer.

 

Tenho um valor definido para reserva para 6 pessoas e um extra por cada pessoa mais até 8.

 

Fizeram uma reserva para 7 que depois mudaram para 6, sendo que perguntei se eram 6 ou 7 e me foi dito 6.

Antes de chegarem pediram-me para por uma cama extra num quarto pois: "queriam que os miudos dormissem todos juntos". Achei estranho o pedido e perguntei de novo se eram 7 ou 6 ao que me disseram que eram apenas 6.

 

Chega o dia e, apesar de terem tendado esconder, vejo que são 7 pessoas.

Uma delas foi incrivelmente mal educada comigo e, apesar de já ter tentado pacificamente regularizar a situação, dizendo que vão ter de pagar o extra, têm me evitado e evitado dar resposta ao assunto.

 

Não sei o que fazer, estão em minha casa com as minhas coisas, e tou preocupado que possam fazer danos como vigança.

Agora inventaram que estão com problemas com o barulho que a minha rua é muito movimentada e o prédio tem muitos barulhos. Nunca ninguem se queixou disto... Parece que estão só a inventar desculpas para não pagarem o extra.

 

O que me apetece é cancelar a reserva unilateralmente, devolver-lhes o dinheiro das noites não gozadas (descontado a pessoa extra) e fechar este assunto que me está a causar bastante streess.

 

Já alguém passou por uma situação assim?

Que recomendam?

 

Obrigado.

1 Melhor Resposta
Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @João21

 

Entendo bem sua situação mas definitivamente não cancelaria a hospedagem. Procure se acalmar e deixe que fiquem com 1 pessoa a mais como cortezia. Eles vão parar de te encomodar e você não ficará nesse stress. A estadia vai acabar e aí chegará sua hora... Faça um comentário privado esclarecendo o que não gostou no comportamento tanto para o site como para o hóspede. No público, seja bastante educado mas também faça um comentário pontuando a conduta e,desta forma, ajudando outros anfitriões e a você mesmo. Não os receba mais, eles serão os maiores.

 

Abraços e boa sorte! 

 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

12 Respostas 12
Luiza6
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

João,

 

acho que você está totalmente certo na sua sugestão. Você não precisa passar por esse tipo de desconforto na minha casa. 

Eu, no seu lugar, estaria um pouco assustada com a atitude e com medo das ações que eles podem tomar. Mas é importante não ceder. Espero que os funcionários do AirBnb possam te apresentem algum suporte nesta situação. 

Se tiver alguma amiga advogada talvez seja bom falar com ela antes, mas acredito que legalmente a sua ação está correta também 🙂

 

Boa sorte com os pentelhos.

Abs.

E estou um pouco assustado. A unica coisa atenuante é que eu estou no mesmo predio que eles por isso consigo controlar de perto tudo o que acontece. Mas mesmo assim não me sinto confortável.. E é pena porque até hoje sempre tive boas experiencias com os hospedes, mesmo os mais complicados (ou menos limpos) foram pessoas respeitadores e educadas.

 

Como é que os funcionarios do Airbnb me podem ajudar? lol A unica forma que eu vejo de os contactar é dizer que é urgente e ligar-lhes..

Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @João21

 

Entendo bem sua situação mas definitivamente não cancelaria a hospedagem. Procure se acalmar e deixe que fiquem com 1 pessoa a mais como cortezia. Eles vão parar de te encomodar e você não ficará nesse stress. A estadia vai acabar e aí chegará sua hora... Faça um comentário privado esclarecendo o que não gostou no comportamento tanto para o site como para o hóspede. No público, seja bastante educado mas também faça um comentário pontuando a conduta e,desta forma, ajudando outros anfitriões e a você mesmo. Não os receba mais, eles serão os maiores.

 

Abraços e boa sorte! 

 

 

Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Eles serão os maiores perdedores.

Infelizmente já deixei bem claro e por escrito que teriam de regularizar a situação da pessoa extra com o pagamento em falta.

Ainda nao coloquei o pedido no airbnb porque queria falar pessoalmente com eles antes mas eles têm evitado mas se me evitarem hoje novamente ia dizer-lhes que amanha meto o pedido de alteração de reserva com +1 pessoa.

 

O que estava a pensar fazer, visto que agora queixam-se do barulho, era sugerir-lhes que, se estão insatisfeitos que poderão cancelar a reserva agora sem custos, pagando apenas as noites que ficaram + a pessoa extra.

 

Acho que eles já têm bem noção que vão ter um comentário negativo e será bem negativo.

 

Não admito que as pessoas me gritem em minha casa quando ainda para mais estão em claro incumprimento do que foi acordado. Com o extra de que eu fui super prestável na chegada deles, ajudando-os a arranjar um sitio para estacionar os carros barato (apesar de nunca me terem dito que vinham de carro ou perguntado por opções de estacionamento) tendo por isso chegado uma hora atrasado ao trabalho.

 

O Airbnb deveria ter algum mecanismo de protecção do anfitrião nestes casos pois estamos muito vulneráveis a partir do momento em que alguém entra em nossa casa e tem o seu par de chaves..

 

Obviamente que nunca mais os vou receber lol mas sinceramente acho que não perdem assim tanto com uma má recomendação. Criam uma nova conta e pronto nova reserva.

 

De qualquer forma vou procurar seguir o seu conselho parcialmente.

Vou tentar falar pessoalmente com eles e vou ser, como sempre, super educado. Vou tentar chegar a um entendimento no que toca à pessoa extra, que provavelmente me vai fazer perder dinheiro mas pronto. Com isso espero que eles pensem que o meu comentário ainda poderá ser postivo e vou deixar-lhes um comentário do mais negativo possivel.

Ellen0
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @João21,

 

Entra em contato com o time de Suporte pelo telefone +351 30 880 3888.

Eles poderão te ajudar e orientar o que fazer nessa situação.

 

🙂

Clique aqui  e conte para a gente quem foram os seus primeiros hóspedes!! 
Não esqueça de clicar no "CURTIR" quando gostar de um post 😄

HOST VOICE está online! Tem uma ideia para um novo produto ou melhorias no site? Clique aqui e sugira ao Airbnb.

Obrigado Ellen 🙂

 

Vou fazer isso sim!

Ola @Ellen0,

 

Entrei em contacto com o Airbnb pelo número que me disse mas não me conseguiram ajudar grande coisa... pois efetivamente também não podem fazer muito..

 

Ou faziam o pedido para alteração do número de hospedes ou cancelavam a reserva mas qualquer uma das opções não me garante que eles saiam de casa ou que não me estragam nada por vingança...

 

Acabaram por dizer que iam registar este contacto e detalhe da situação que esse registo seja anexado à queixa que farei quando se forem embora, pois só aí terei garantias de que não há represálias da parte deles.

 

Sinto me um pouco refém na minha própria casa..

Para quem estiver a acompanhar esta situação deixo o que enviei por escrito aos meus hospedes após terem evitado falar comigo pessoalmente duas vezes:

 

"pois. queria falar disto pessoalmente convosco mas não sendo possivel acho que é importante que não passe do dia de hoje.
 
Ontem ocorreram duas situações desagradáveis que, pelo vosso stress da chegada e pelo stress em que fiquei com o atraso para trabalhar devido ao vosso problema com o estacionamento dos carros, optei por não vos chamar à atenção imediatamente.
 
Acho que primeiro é importante clarificar que isto não é um hotel, é uma casa, é a minha casa. Eu não faço disto vida, não tenho várias casas que ando a alugar, tenho apenas esta em que vivo e para a qual pago uma renda.
Dito isto o que vocês pagam é serviço de alojamento e apenas isso. Eu poderia fazer, como outros airbnb fazem, e deixar as chaves no café ou no vizinho e nem estar presente para vos receber porque efetivamente não tenho de fazer isso.
 
Faço-o porque gosto de receber pessoas e sei que a chegada é sempre um stress por não se conhecer a zona e a cidade e eu gosto que as pessoas se sintam bem. Aliás, só me fui embora quando estavam devidamente instalados, algo que faço sempre e uma das razões porque tenho bons comentários.
 
Como tal achei muito desagradável a forma como a prima da Paula (cujo o nome não sei porque não se apresentou nem me foi apresentada) entrou em minha casa, aos gritos comigo, sem se apresentar ou dizer bom dia, a exigir que eu lhe indicasse um local de estacionamento.
 
O meu anúncio está bastante claro que não inclui estacionamento, têm o meu contacto há mais de dois meses e nunca foi referido que iriam alugar carro nem me foi questionado sobre como fazer para estacionar. E posso vos dizer que 99% das pessoas que aqui vêm não trazem carro portanto não é algo para a qual tenha de estar preparado.
 
Mesmo assim tive o cuidado e a atenção de procurar arranjar uma solução barata e ir convosco até ao parque de estacionamento para garantir que tudo corria bem.
 
E mesmo assim, após ter prescindido de mais de uma hora do meu tempo e ter-me atrasado significativamente para o meu trabalho (o que teve como consequência ter ouvido uma reprimenda do meu chefe), não tive nem um pedido de desculpas pela reação anterior nem um agradecimento por todo o esforço despendido.
 
A outra situação desagradável está obviamente relacionado com o facto de a reserva ter sido feita pela Paula para 6 pessoas e serem 7.
 
Não sei se isto foi por lapso ou engano mas, quando me foi pedido para fazer um quarto com 3 camas, foi perguntado diretamente se eram 7 ao qual a Paula respondeu que não e reforçou que eram apenas 6.
 
Têm o meu contacto há mais de dois meses pelo tinham obrigação de me ter avisado desta situação. Ainda para mais quando o anúncio é claro que cada pessoa extra acima das 6 tem um custo acrescido. Não tenho de me justificar do porquê mas eu faço isto porque sinceramente prefiro hospedar apenas 6 pessoas que acredito ser o número ideal para a casa tal como lhe disse quando entrou em contacto comigo no Airbnb.
 
Acrescento que tinha uma reserva para 8 pessoas para praticamente as mesmas datas que vocês que rejeitei porque a Paula fez o pedido primeiro (ao qual eu dei prioridade) e porque vocês eram 6 que, tal como disse, ia de encontro às minhas preferências.
E não é que afinal são 7, não me avisam desse facto e ainda estão a pagar apenas como 6.
 
Não só é algo desagradável como é uma quebra de confiança. E como vos disse vocês estão em minha casa, no meu lar, com as minhas coisas todas que como vêem não tirei nada. O estarem aqui assim implica sempre uma elevada dose de confiança porque se tratam de completos desconhecidos a quem eu estou a abrir a porta de casa.
 
O Airbnb reserva-me o direito de, nestes casos de incumprimento com o acordado, cancelar a reserva, não o vou fazer porque, acho que era algo demasiado chato e não tenho prazer nenhum em criar problemas às pessoas ainda para mais quando estão de férias.
 
Contudo não posso deixar de dizer que tudo isto me deixou muito pouco confortável e que não posso deixar passar a situação em claro, pelo que a reserva terá de ser ajustada para refletir as 7 pessoas que efetivamente estão em casa. O ajuste será feito via Airbnb e relembro que eram 15 euros por noite pelo que 8 noites dá 120 euros.
 
Da minha parte estou disponivel para falar pessoalmente convosco sobre estes temas quando tiverem disponibilidade."
 
Já estamos na 4ª vez que tento falar pessoalmente com eles e evitam, dizem que não conseguem porque estão de férias e não têm horarios.
 
Sugeri que me enviassem mensagem quando estivessem em casa, indiferente a hora, e que ia ter com eles. Obvio que não obtive resposta..

ao ler esta situação, não posso deixar de ficar expectante em saber como terminou.

Tania-Maria0
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Olá João estou com o mesmo problema aqui no carnaval do Rio de Janeiro . Resevaram 4 vagas e chegaram com 6 pessoas !!!??? Vê se pode !!! ??? Creio que temos que faze-los assinar um termo de compromisso bem eleborado incluindo todas as regras e numeros dos documentos . Faz um  Termo de Compromisso  com diversas linhas e anota os nomes, documentos e pede que  assinarem...  Agora eu  ? estou num mato sem cachorros , porque estão fazendo a maior bagunça lá incomodando os moradores do prédio e nao posso fazer nada. Tive essa idéia de termo de compromisso e vou por em prática da próxima vez.

Ah !!! um detalhe  assinar  antes de  entrarem em sua casa porque depois... já era !!! Acho até que tem gente que fica a procurar por alguma falha no anúcio para dar esse golpe...

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias